terça-feira, 24 de junho de 2014

Súmulas e Análises dos Jogos do Grupo E - Primeira e Segunda Rodadas

Bom dia a todos.

Desculpem meu atraso nas postagens, ontem minha mãe aniversariou e quis o destino que caísse bem em dia de jogo da Seleção Brasileira.

Mas não esqueci dos relatos dessa magnífica Copa do Mundo que estamos vendo em nosso país.

Vamos agora para os jogos do Grupo E.

EQUADOR 1 X 2 SUÍÇA
LOCAL: Mané Garrincha, Brasília
DATA-HORA: 15/6/2014 - 13h
ÁRBITRO: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
AUXILIARES: Abduxamidullo Rasulov e Bakhadyr Kochakarov (Uzbequistão)
PÚBLICO: 68.351 presentes
CARTÕES AMARELOS: Paredes (EQU), Djourou (SUI)
CARTÕES VERMELHOS: Não houve
GOLS: Enner Valencia (Equador - 23'/1ºT), Mehmedi (Suíça - 02'/2ºT) e Seferovic (Suíça - 48'/2ºT)
EQUADOR: Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo e Ayoví; Carlos Gruezo, Christian Noboa, Antonio Valencia e Jefferson Montero (por Rojas, aos 31'/2ºT); Enner Valencia e Felipe Caicedo (por Arroyo, aos 26'/2ºT)
TÉCNICO:
 Reinaldo Rueda
SUÍÇA: Benaglio; Lichsteiner, Djourou, Von Bergen e Ricardo Rodríguez; Inler, Behrami, Stocker (por Mehmedi, no intervalo), Xhaka e Shaqiri; Drmic (por Seferovic, aos 29'/2ºT)
TÉCNICO: Ottmar Hitzfeld.

Opinião: Outro jogo que acabou em virada, algo até rotineiro nessa Copa aqui no Brasil. O jogo foi muito parelho em Brasília e suíços e equatorianos não decepcionaram quem esperava uma partida franca. No primeiro tempo, o Equador fez merecer sua boa atuação e saiu na frente com uma cabeçada do Enner Valencia. No segundo tempo, as coisas se equilibraram e os suíços conseguiram empatar com o afortunado Mehmedi, que em seu primeiro toque na bola colocou-a no fundo das redes. Mas o "grand finale" foi espetacular. O Equador tinha a chance de vencer, Arroyo tinha tudo para se consagrar, era só chutar e fazer a festa. Porém, quis tentar um drible a mais e perdeu a bola. No contra-ataque que se seguiu, Behrami, o vilão de 2010, não perdeu a oportunidade de reescrever sua história e deu um passe açucarado para Seferovic marcar o gol da vitória dos suíços.

Nota do Jogo: 9

FRANÇA 3 X 0 HONDURAS
LOCAL: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
DATA: 15/6/2014
ÁRBITRO: Sandro Meira Ricci (BRA)
AUXILIARES: Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse (BRA)
PÚBLICO: 
43.012 pagantes
CARTÕES AMARELOS: Evra, Pogba e Cabaye (FRA); Palacios, García e Garrido (HON)
CARTÃO VERMELHO: Palacios (HON)
GOLS: Benzema, aos 44'/1°T (1-0); Valladares (contra) aos 2'/2°T (2-0); Benzema, aos 27'/2°T (3-0)
FRANÇA: Lloris; Debuchy, Varane e Sakho, Evra; Cabaye (19'/2°T Mavuba), Matuidi e Pogba (Sissoko, aos 11'/2°T); Valbuena (Giroud, aos 32'/2°T) e Griezmann; Benzema. Técnico: Didier Deschamps.

HONDURAS: Valladares; Beckeles, Figueroa, Bernárdez (Chávez, intervalo) e Izaguirre; Andy Najar (Claros, aos 13'/2°T), Garrido, Wilson Palacios e Espinoza; Costly e Bengtson (García, intervalo). Técnico: Luis Fernando Suárez.

Opinião: Um jogo violento e histórico em Porto Alegre. Em alguns momentos, parecia jogo de Libertadores com carrinhos, encontrões e provocações. Tinha tudo pra acabar 0 x 0 mas duas coisas provocaram esse 3 x 0 para a França:
Primeiro, foi o pênalti infantil do Palacios que provocou sua expulsão. Benzema bateu e marcou.o gol.
E segundo, foi a tecnologia que finalmente acabou com uma dúvida. Benzema chutou na trave e na volta, Valladares tentou consertar sua lambança tirando a bola de dentro do gol!! Um gol que o chip confirmou apesar das reclamações sem razão nenhuma dos hondurenhos e que deu a Valladares a honra nada agradável de ser o primeiro goleiro a marcar um gol contra na história das Copas.Quem sabe esse jogo no Beira-Rio não tenha sido o "marco zero" da entrada da tecnologia para ajudar nos lances difíceis do futebol, né? Quem sabe um dia não teremos no futebol o que já é comum no basquete e no futebol americano que é a ajuda da televisão nesse tipo de jogada?
Veremos nos próximos anos..

Nota do Jogo: 7

HONDURAS 1 X 2 EQUADOR
DATA: 20/6/2014
Estádio: Arena da Baixada, Curitiba (Paraná)
Árbitro: Benjamim Williams (AUS)
Público: 39.224 presentes
Gols: Costly (aos 30'/1°T), Enner Valencia (aos 33'/1°T e aos 19'/2°T)
Cartões amarelos: Bernardez e Bengston (HON); Antonio Valencia, Enner Valencia e Montero (EQU)
Cartões vermelhos: -
Honduras: Valladares; Beckeles, Bernárdez, Figueroa e Izaguirre (Juan Garcia, intervalo); Garrido (Mario Martínez, aos 25'/2°T), Jorge Claros, Boniek (Chávez, aos 36'/2°T) e Espinoza; Costly e Bengtson. Técnico: Luis Fernando Suárez
Equador: Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo e Ayoví; Minda (Gruezo, aos 37'/2°T), Christian Noboa, Antonio Valencia e Jefferson Montero (Achilier, aos 46'/2°T; Enner Valencia e Felipe Caicedo (Mendez, aos 36'/2°T). Técnico: Reinaldo Rueda

Opinião: A partida em Curitiba me lembrou aquela velha piada de papagaio. Jogo novo, estádio novo, adversário novo, mas o goleador era o mesmo, como vai, Enner Valência?
A única diferença é que o Equador é que foi o "viradeiro" no fim, mas não sem sofrimento.  No primeiro tempo, os hondurenhos engrossaram o caldo e marcaram o seu primeiro gol depois de 32 anos graças a Costly. Mas a resposta foi rápida e os equatorianos chegaram ao empate em um lance de oportunismo de Valencia.
Na etapa final, os equatorianos seguiam atacando forte e encurralando os hondurenhos em seu campo de defesa até conseguirem a virada outra vez com Valência agora acertando uma bela cabeçada no cantinho,
Uma boa vitória que os manteve vivos para a partida final contra a França. 

Nota do Jogo: 8,5


SUÍÇA 2 X 5 FRANÇA
DATA-HORA: 20/6/2014 - 16h
ÁRBITRO: Björn Kuipers (HOL)
AUXILIARES: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (HOL)
ESTÁDIO: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
GOLS: Giroud (França - 16'/1ºT), Matuidi (França - 17'/1ºT), Valbuena (França - 40'/1ºt), Benzema (França - 21'/2ºT), Sissoko (27'/2ºT), Dzemaili (Suíça - 35'/2ºT) e Xhaka (Suíça - 32'/2ºT)
CARTÕES AMARELOS: Cabaye (França)
CARTÕES VERMELHOS: Não houve
PÚBLICO: 51.003 presentes
SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner, Djourou, Von Bergen (por Senderos 08'/1ºT) e Rodríguez; Behrami (por Dzemaili, no Intervalo), Inler, Shaqiri, Xhaka e Mehmedi; Seferovic (por Drmic 23'/2ºT). Técnico: Ottmar Hitzfeld.
FRANÇA: Lloris; Debuchy, Varane, Sakho (por Koscielny 20'/2ºT), Evra; Cabaye, Matuidi, Sissoko e Valbuena (por Griezzman 37'/'2ºT); Giroud (por Pogba 20'/2ºT) e Benzema. Técnico: Didier Deschamps.

Opinião: Graaandeee jogo!! Parece que os baianos são predestinados a ver só goleadas. E essa partida não parecia que ia acabar assim, mas vários fatores ocorreram para isso:
Primeiro, a França marcou dois gols rápidos em menos de um minuto com Giroud e Matuidi. Giroud, aliás, fez o gol de número 100 da França na História confirmando o que profetizei há quatro anos atrás, nesse mesmo blog. Segundo, Benzema atacou de novo. Fez um belo gol, desperdiçou um pênalti defendido pelo Benáglio e chegou a marcar um golaço de canhota no final, esse anulado pelo juiz porque tinha acabado o jogo. Sacanagem anular um gol tão bonito, mas é do jogo..
E por fim, a tentativa comovente de reação suíça com o primeiro gol de falta dessa Copa marcado pelo Dzemaili e depois por um belo gol de Xhaka. 
A França está classificada para as oitavas-de-final e a Suíça só precisa fazer a parte dela.

Nota do Jogo: 10

Em breve, volto com mais súmulas e análises.

Até lá!!

Nenhum comentário: