quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Quanto vale um Kaká?

Kaká com a camisa do Milan
Foto: Agência Reuters


Nesses tempos de futebol moderno vemos cada vez mais jogadores sendo negociados a preços exorbitantes, o profissionalismo cada vez mais evidente no futebol mundial gera lucro para muitos, principalmente para a peça fundamental do esporte, o jogador de futebol. Antigamente víamos o jogador ligado a um clube, anos e anos dedicados a uma só camisa, ou duas, se atuasse na seleção do seu país. Hoje em dia o jogador é um "Popstar" carregando multidões por onde passa e um dos principais responsáveis pela "inflação do futebol".


Vamos ao exemplo do Ronaldo, pentacampeão mundial pela seleção brasileira em 2002 e que recentemente acertou seu contrato com o Corinthians, mesmo estando há muito tempo sem jogar e envolvido em uma série de confusões, o fenômeno conseguiu lotar grande parte do Parque São Jorge em sua apresentação oficial. Mais uma amostra do que se tornou o jogador hoje em dia e é claro que o salário dele também tem um preço altíssimo, mas isso o Corithians pode pagar só com o marketing (palavra nova no futebol) que gira em torno do Ronaldo.

Outro ídolo que surgiu no meio do futebol e que também foi pentacampeão mundial é Ronaldinho Gaúcho, irmão de Assis, também jogador, mas da época em que os salários eram mais baixos. Ronaldinho conquistou o mundo passando por PSG, Barcelona e hoje em dia é parceiro de Kaká no Milan. O camisa 80 do time rossonero foi eleito o melhor jogador do mundo em 2006 pela entidade maior do futebol mundial, a FIFA. No ano seguinte, Kaká recebeu o prêmio, muito merecido por sinal e em 2008, o português Cristiano Ronaldo teve a honra de escrever seu nome entre os melhores do mundo.

Mesmo sendo o melhor jogador do planera, Cristiano Ronaldo não tem a melhor proposta de transferência do planeta, isso porque o Milan recebeu uma proposta de 336 milhões de reais (R$ 336.000.000,00) pelo passe de Kaká, valor oferecido pelo Manchester City, clube onde atua Robinho. Um dos maiores ídolos do futebol inglês, Alan Shearer, não concorda com o valor oferecido pelo primo pobre (imagina se fosse rico) da cidade de Manchester alegando que o meia brasileiro não vale tudo isso.

Vamos imaginar o que o torcedor brasileiro, acostumado a ganhar seu salário mínimo de pouco mais de 400 reais poderia fazer com tanta grana: Primeiro que para ter toda esse dinheiro no bolso, o trabalhador deveria dedicar 73.493 anos de sua vida somente ao trabalho sem gastar um centavo.

Todo mundo sabe o quão difícil é comprar um carro hoje em dia. Mesmo com os tais financiamentos, até o carro mais barato de todos torna-se inviável para o bolso, pois bem, com esse dinheiro que o City oferece ao Milan, você poderia ter 15.445 carros em sua humilde garagem. Passar férias com a família? Ao invés de gastar dinheiro com a passagem do avião, que tão comprar o avião? Um boeing 787, para ser mais exato.


Ainda preocupado aonde vai colocar os 15.445 carros? Que tal comprar 685 apartamentos no bairro do Leblon, todos eles com garagem, quatro quartos e vista para o mar? Falta a tradicional peladinha do final de semana, não aguenta mais aquele seu amigo perna-de-pau que teima em jogar no seu time? Compre o Ronaldinho Gaúcho para armar as jogadas e ainda sobra dinheiro para comprar mais quatro.


Será que o Kaká vale realmente tudo isso? O Manchester City espera que sim.

Um comentário:

Saulo disse...

Não querendo ou não, o Kaká pode ir para o Manchester City porque o dinheiro é o que interessa hoje em dia no futebol.
EU CANTAREI POR TI, MESMO QUE A VOZ ME DOA!
saulobotafogo.blogspot.com