terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Futebol Atualidade: Mercadão do futebol

Criação: Lance

Nesse período de fim de ano o futebol pára e dá lugar ao clima festivo do Natal e Reveillon. Mas o futebol pára somente dentro das quatro linhas, pois fora delas a briga continua sendo intensa, e torcedor fanático que se preze, torce para seu time contratar um jogador como se estivesse torcendo em uma final de campeonato.

Alguns perdem jogadores indispensáveis ao elenco para o futebol Europeu ou o que mais irrita o torcedor, perder jogador para o clube rival. Outros contratam craques conhecidos internacionalmente, os "sem grana" apostam na base do time e revelam jogadores cada vez mais cedo e tem time que busca parcerias para dar uma ajuda financeira na hora de contratar um jogador. O que não pode é ficar sem se reforçar, a temporada de 2009 já se aproxima e quem deixar para última hora vai ficar com o elenco escasso.

A contratação que mais chamou a atenção dos torcedores brasileiros foi Ronaldo Fenômeno no Corithians, todos esperavam que o campeão do mundo em 2002 acertasse com o Flamengo, já que este foi seu lar durante quatro meses, quando ele estava se recuperando de uma contusão que sofreu jogando pelo Milan(ITA), mas o fenômeno abandonou o rubro-negro e preferiu jogar no clube paulista.

Não foi só o Fla que sofreu com as sondagens do futebol paulista, os rivais Fluminense, Botafogo e Vasco perderam grandes jogadores para os clubes do estado visinho. O Flu ficou sem Washington e Júnior César, que acertaram com o São Paulo, o Glorioso perdeu Jorge Henrique e Túlio para o Corinthians, Lúcio Flávio e Triguinho, para o Santos e Renato Silva para o São Paulo, já o Vasco perdeu Wágner Diniz para o tricolor paulista e Mádson acertou com o Santos.

Em contrapartida o futebol carioca se reforçou em alguns setores, o Botafogo confirmou para 2009 os atacantes Diego, Reinaldo e Jean Carioca e ainda trouxe o volante Fahel, outros nomes ainda deverão ser anunciados nos próximos dias. O Flamengo confirmou Dieguinho, meia que estava no Nova Iguaçu e tratou de desfalcar o recém promovido Santo André, dando um golpe no futebol paulista, o zagueiro Douglas e o meia Willians respondem agora como jogadores do rubro-negro. O Flu até agora se movimentou para renovações de contrato, com o técnico René Simões e o meia Conca, contratações de fato, só o zagueiro Xandão e o lateral Mariano. O Vasco trouxe um pacotão aonde destaca-se o lateral Paulo Sérgio, vice-campeão brasileiro pelo Grêmio.


Falando no Grêmio, o ataque do imortal contra agora com Alex Mineiro. Os zagueiros Rafael Marques e Fábio Ferreira também jogarão a libertadores pelo clube gaúcho, assim como o lateral Ruy, que estava no Náutico. O rival Inter tenta segurar os jogadores que se destacaram no ano de 2008, entre eles Nilmar e Alex. Contratações até agora, só uma, o meia Giuliano, ex-Paraná.

Enquanto o Internacional economiza nos reforços, o Santa Cruz abre os cofres e confirma nada menos do que vinte e um jogadores, mesmo assim a diretoria vai atrás de outros atletas sofrendo forte concorrência dos clubes paulistas e cariocas. Entre os contratados do coral, destaca-se o atacante Marcelo Ramos que foi artilheiro do pernambucano em 2007 e estava no Bahia.

E o rival do Bahia, o Vitória, confirmou onze novos jogadores para o próximo ano, nenhum deles com o nome já feito no futebol nacional, mas alguns que podem se destacar, como o atacante Washington, ex-lusa e o meia Makelele, ex-Grêmio. Os meias que se destacaram no brasileirão Willians e Marquinhos defenderão o Palmeiras na próxima temporada, além desses meias, o alviverde confirmou a contratação do artilheiro do brasileiro 2008 Keirrison, que estava no Coritiba.

O único time dos considerados grandes no futebol brasileiro que não contratou foi o Figueirense, que caiu para a segunda divisão e ainda sofreu um duro golpe perdendo nove jogadores para os mais variados cantos do Brasil, como se não bastasse, o Figueira ainda viu o rival Avaí ser promovido para a primeira divisão. O mercado do futebol brasileiro está a todo vapor e os clubes ainda procuram bons jogadores e que caibam no orçamento para a próxima temporada.

3 comentários:

Ruy Moura disse...

FELIZ QUADRA FESTIVA, JORGE!

SAUDAÇÕES DESPORTIVAS!

Vinícius Barros disse...

Jorge e Ricardo, onde conseguem as súmulas? No site da CBF?

Saulo disse...

O vaivém do mercado da bola é bem legal e o torcedor tem que ficar ligado nas contratações.
Valeu e até mais.

saulobotafogo.blogspot.com